PRODUTO:
O produto se refere-se ao que os profissionais de marketing oferecem ao seus clientes.
Todo vendedor deve conhecer o ciclo de vida do produto(CVP);introdução,crescimento,maturidade e declínio.
O profissional de vendas importante percebe que o consumidor busca um produto por diferentes níveis de necessidades.
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INTRODUÇÃO
Lançamento do produto no mercado;crescimento lento das vendas e lucros.
Estratégia;
Produto:oferecer um produto básico
Preço:custo-mais
Distribuição: seletiva
Propaganda: voltada para os primeiros adotantes e varejistas/atacadistas.
Promoção de vendas: pesada(levar a experiência do produto).
Crescimento: Rápida aceitação do produto no mercado e melhora substancial do lucro
Estratégia:
Produto: extensão da linha de produtos, serviços e garantias.
Preço: penetração
Distribuição: intensiva
Propaganda: voltada para o mercado de massa e a exposição de benefícios da marca
Promoção de vendas: diminuir (tirar vantagem do aumento da demanda)
Maturidade:Redução do crescimento de vendas,estabilização ou diminuição do lucro.
Estratégias;
Produto: diversificação
Preço: igual ou menor que o da concorrência
Distribuição: intensiva
Propaganda: enfatizar diferenciais e benefícios da marca
Promoção de vendas: aumentar
Declínio:vendas e lucros mostram forte queda.
Estratégia:
Produto: eliminar produtos decadentes
Preço: redução
Distribuição: seletiva
Propaganda: só o necessário para manter a lealdade a marca
Promoção de vendas: só o necessário.
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Níveis do produto:
Produto potencial
Produto ampliado
Produto esperado
Produto genérico
Benefício núcleo
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Preço:
O preço representa o custo monetário do produto, a quantidade de dinheiro que os consumidores tem de pagar para adquiri-lo.
O preço não é o único custo incorrido pelo consumidor.
Grande vendedores
“A qualidade fica depois que o comprador se esquece do preço”.( Henry Royce, um dos fundadores da Rolls- Royce.
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Praça
Praça ou distribuição pode assumir dois sentidos. O primeiro esta diretamente ligado ao planejamento de marketing.
O segundo sentido diz respeito a atividades de tempos e movimentos.
Há uma forte relação entre vendas e logística.
Todas as decisões tomadas na área de logística devem levar em consideração os impactos futuros, buscando o menor custo no menor espaço de tempo.
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Promoção:
Promoção refere-se a informar, persuadir e influenciar as pessoas na escolha de produtos, conceitos ou idéias.
Os profissionais de vendas devem atentar para o fato de que o composto promocional varia de acordo com o tipo de mercado.
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Moreira: Julio Cesar Tavares e Gobe: Antonio Carlos : Administração de vendas-2 ed.- São Paulo: Saraiva , 2007.
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/4_Ps_do_Marketing.html