Os 4P´s

PRODUTO:




O produto se refere-se ao que os profissionais de marketing oferecem ao seus clientes.

Todo vendedor deve conhecer o ciclo de vida do produto(CVP);introdução,crescimento,maturidade e declínio.

O profissional de vendas importante percebe que o consumidor busca um produto por diferentes níveis de necessidades.

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INTRODUÇÃO

Lançamento do produto no mercado;crescimento lento das vendas e lucros.

Estratégia;

Produto:oferecer um produto básico

Preço:custo-mais

Distribuição: seletiva

Propaganda: voltada para os primeiros adotantes e varejistas/atacadistas.

Promoção de vendas: pesada(levar a experiência do produto).



Crescimento: Rápida aceitação do produto no mercado e melhora substancial do lucro

Estratégia:

Produto: extensão da linha de produtos, serviços e garantias.

Preço: penetração

Distribuição: intensiva

Propaganda: voltada para o mercado de massa e a exposição de benefícios da marca

Promoção de vendas: diminuir (tirar vantagem do aumento da demanda)



Maturidade:Redução do crescimento de vendas,estabilização ou diminuição do lucro.

Estratégias;

Produto: diversificação

Preço: igual ou menor que o da concorrência

Distribuição: intensiva

Propaganda: enfatizar diferenciais e benefícios da marca

Promoção de vendas: aumentar



Declínio:vendas e lucros mostram forte queda.

Estratégia:

Produto: eliminar produtos decadentes

Preço: redução

Distribuição: seletiva

Propaganda: só o necessário para manter a lealdade a marca

Promoção de vendas: só o necessário.

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Níveis do produto:

Produto potencial

Produto ampliado

Produto esperado

Produto genérico

Benefício núcleo

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Preço:

O preço representa o custo monetário do produto, a quantidade de dinheiro que os consumidores tem de pagar para adquiri-lo.

O preço não é o único custo incorrido pelo consumidor.



Grande vendedores



“A qualidade fica depois que o comprador se esquece do preço”.( Henry Royce, um dos fundadores da Rolls- Royce.

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Praça



Praça ou distribuição pode assumir dois sentidos. O primeiro esta diretamente ligado ao planejamento de marketing.

O segundo sentido diz respeito a atividades de tempos e movimentos.



Há uma forte relação entre vendas e logística.

Todas as decisões tomadas na área de logística devem levar em consideração os impactos futuros, buscando o menor custo no menor espaço de tempo.

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Promoção:

Promoção refere-se a informar, persuadir e influenciar as pessoas na escolha de produtos, conceitos ou idéias.

Os profissionais de vendas devem atentar para o fato de que o composto promocional varia de acordo com o tipo de mercado.

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Moreira: Julio Cesar Tavares e Gobe: Antonio Carlos : Administração de vendas-2 ed.- São Paulo: Saraiva , 2007.











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